Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba: Recent submissions

  • Santos Lima, Maria Elizangela (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que interfere na decodificação das palavras que são relacionadas às áreas da leitura e escrita. A dislexia é persistente, portanto é um dos distúrbios de maior incidência em sala ...
  • Pinto Diniz, Maria da Conceição (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    "O ser humano desde o nascimento é guiado por reflexos, mais tarde por objetivos, que por sua vez, são guiados pela tentativa de suprir seus desejos e necessidades. Dessa forma, a motivação é a força que guia o indivíduo ...
  • Carvalho Ribeiro, Mara Beatriz (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Este estudo teve como objetivo conhecer a gênese da Educação Infantil em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, localizada ao Norte do Estado. Para tanto, buscou-se identificar as principais causas que levaram à implantação ...
  • Santos Silva, Maciel (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    A avaliação da aprendizagem escolar é concebida a partir de várias concepções, esta pode ser desenvolvida a fim de analisar o crescimento gradual do aluno dentro da educação escolar, diagnosticar alguma dificuldade ou ...
  • Rodrigues de Oliveira, Lilian Nathacy (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O objetivo geral deste trabalho é analisar as causas da indisciplina na escola São Francisco dos Capuchinhos. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, em seguida, algumas das ...
  • Costa Severiano, Kelly (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como as escolas públicas de Parnaíba, trabalham a educação ambiental, nas séries iniciais do ensino fundamental, e. mais especificamente ...
  • Pereira, José Valdo (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Este trabalho se propõe investigar a importância do desenvolvimento de grupos culturais na escola pública de Parnaíba, problematizando as atividades das mesmas e o significado desta atuação, com o objetivo de avaliar a ...
  • Pereira dos Santos, Josan Junio (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente estudo apresenta as perspectiva de uma avaliação compromissada com o processo de ensino aprendizagem. Abordando a competência do educador na sua metodologia de ensino em saber elaborar os testes avaliativos em ...
  • Aguiar Rodrigues, Joara (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Nesta monografia estaremos relatando a importância da ludicidade para o ensino/aprendizagem, cujo objetivo foi investigar como os professores vêm trabalhando o lúdico na educação infantil, numa tentativa de identificar a ...
  • Valentim de Moura, Jacimara (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede pública municipal de Parnaíba, a qual teve como objetivo geral investigar a compreensão e a prática dos professores que atuam em classes de P ...
  • Araújo da Costa, Graziela (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    "A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar a prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se a prática crítico-reflexiva, é uma idealização ou uma ...
  • Santos Beviláqua, Françoaze (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Este trabalho monográfico é resultado de pesquisa realizada em Escola Municipal da Cidade de Parnaiba, no qual minha inquietação estava voltada para refletir sobre a prática do Ensino de História nas séries iniciais do ...
  • Carvalho de Araújo, Francélio (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Uma das formas de se entender a atuação dos professores em sua prática pedagógica está em evidenciar as concepções sobre meio ambiente, educação ambiental e problemas ambientais. Pois, é uma das possibilidades de apreender ...
  • Silva Andrade, Fernanda (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente trabalho tem como meta principal evidenciar o papel do brincar na aprendizagem infantil, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico relevante no desenvolvimento cognitivo da criança, como facilitador na ...
  • Gomes de Oliveira, Fabiane (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    A monografia aqui apresentada tem como questão norteadora: Quais são as dificuldades que os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular enfrentam ao aprender a Língua Inglesa? A fim de respondê-la, ...
  • Garcêz da Silva, Ezaquiel (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O estudo da pesquisa, a seguir teve como temática o processo de formação dos pedagogos das Instituições Superiores de Parnaíba, visto aos olhos dos alunos egressos de cada uma delas. Mostrando do ponto de vista dos alunos, ...
  • Das da Silva, Erika Regina (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Este trabalho busca compreender uma das questôes mais debatidas na escola: a questão da indisciplina escolar. Teve como seu objetivo geral investigar quais os fatores que levam a vivência da indisciplina na escola. A partir ...
  • Nascimento Silva, Érika Raquel (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    A presente monografia é resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas de Educação Infantil, localizadas na cidade de Parnaíba. A referida pesquisa, que teve como fio condutor o tema Literatura Infantil: A hora da ...
  • Sousa Gonçalves, Elisa Valdira (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente trabalho mostra um breve estudo a respeito da aprendizagem da linguagem escrita e alguns problemas atribuídos a ela, limitando-se aos professores das séries iniciais, 1° e 2° ano, de uma escola municipal de ...
  • Sousa da Silva, Edimar José (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    "Este trabalho de pesquisa realizado com as profêssoras de duas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano da cidâde de Parnaíba, teve como foco a prática pedagógica do professor à respeito da postura ...

Search DSpace


Browse

My Account