Resumo:
Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise sobre a importância do material didático de língua estrangeira (inglês), atrelado à formação do professor, e não só a formação acadêmica , mas também a oriunda de todo o processo contínuo depois dessa fonnação. Foram abordados pontos de vista relevantes, referentes aos aspectos teóricos dos materiais de ensino, sendo que o livro didático foi amplamente analisado,considerando-se seus pontos positivos e negativos. Foram apreciados também, os critérios para a seleção e utilização do material didático. Foi estabelecida,ainda,uma forte ligação entre o material a ser utilizado e a formação continua do professor de língua inglesa,sendo que foram abordados dados relevantes sobre a necessidade de uma constante atualização por parte do corpo docente na disciplina de língua inglesa na rede pública de ensino do Brasil. Esta dissertação contou, ainda, com relatos de professores de inglês que participaram de programas de formação contínua e que vivenciaram experiências bem sucedidas no ensino de inglês em escolas públicas do Brasil. Os relatos mostram que é possível contornar a problemática do material didático, desde que os professores sejam adequadamente orientados. E mostrado que a orientação necessária pode vir de programas de formação contfnua,como os relatados pelos professores.