Abstract:
Este trabalho monográfico é resultado de pesquisa realizada em Escola Municipal da Cidade de Parnaiba, no qual minha inquietação estava voltada para refletir sobre a prática do Ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a presente pesquisa de caráter qualitativo foram utilizados questionários abertos aplicados aos professores com o objetivo de analisar a prática de ensino dos docentes em sala de aula, assim como uso de materiais didáticos para o desenvolvimento da disciplina. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Nadai (1986), Bittencourt (1993), Fonseca (1995), Adub (1997), Schimidt e Caineili (2004), entre outros. Nessa investigação, podemos destacar que grande parte das professoras pesquisadas trabalha a disciplina de História por meio de metodologias tradicionais que dificulta a concretização dos objetivos propostos para a construção do conhecimento histórico e do processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, podemos observar que o presente estudo deve servir de orientação e reflexão sobre a prática pedagógica da disciplina, ao mesmo tempo em que deve ser continuado com o intuito de tomar eficiente a prática dos professores que trabalham com a disciplina de História em Parnaíba.