| dc.contributor.advisor | Pereira Teles, Fabrícia | |
| dc.contributor.author | Santos Beviláqua, Françoaze | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-21T02:38:18Z | |
| dc.date.available | 2022-11-21T02:38:18Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/270 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho monográfico é resultado de pesquisa realizada em Escola Municipal da Cidade de Parnaiba, no qual minha inquietação estava voltada para refletir sobre a prática do Ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a presente pesquisa de caráter qualitativo foram utilizados questionários abertos aplicados aos professores com o objetivo de analisar a prática de ensino dos docentes em sala de aula, assim como uso de materiais didáticos para o desenvolvimento da disciplina. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Nadai (1986), Bittencourt (1993), Fonseca (1995), Adub (1997), Schimidt e Caineili (2004), entre outros. Nessa investigação, podemos destacar que grande parte das professoras pesquisadas trabalha a disciplina de História por meio de metodologias tradicionais que dificulta a concretização dos objetivos propostos para a construção do conhecimento histórico e do processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, podemos observar que o presente estudo deve servir de orientação e reflexão sobre a prática pedagógica da disciplina, ao mesmo tempo em que deve ser continuado com o intuito de tomar eficiente a prática dos professores que trabalham com a disciplina de História em Parnaíba. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | BEVILÁQUA, Françoaze dos Santos. A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Saber Docente | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |