Browsing Licenciatura em Pedagogia by Title

Browsing Licenciatura em Pedagogia by Title

Sort by: Order: Results:

  • Machado Araújo, Nájla (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2009)
    O presente trabalho monográfico examina algumas questões teóricas e estudos empíricos acerca do processo da adaptação de crianças no início da educação infantil. Analisa-se o desenvolvimento da educação infantil no decorrer ...
  • Valentim de Moura, Jacimara (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede pública municipal de Parnaíba, a qual teve como objetivo geral investigar a compreensão e a prática dos professores que atuam em classes de P ...
  • Pereira dos Santos, Maria antônia; Diniz de Souza, Célia Regina (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2011)
    A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os motivos que dificultam o processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais do ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de ...
  • Monteiro Souza, Roselinne (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    "O presente trabalho monográfico, resultante de pesquisa para conclusão de Curso de Licenciatura Plena da Faculdade Piauiense tem como objetivo geral investigar os fatores que motivam os alunos da Faculdade Piauiense ...
  • Souza Oliveira, Adaiza; Nascimento Silva, Fabiana; Lima Silva, Raimunda Francisca (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2011)
    A avaliação da aprendizagem sofreu muitas modificações, ao longo dos anos e várias são as concepções existentes sobre a mesma. Por ser uma questão muito debatida na sociedade atual e acreditarmos ser um tema de essencial ...
  • Santos Silva, Maciel (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    A avaliação da aprendizagem escolar é concebida a partir de várias concepções, esta pode ser desenvolvida a fim de analisar o crescimento gradual do aluno dentro da educação escolar, diagnosticar alguma dificuldade ou ...
  • Silva do Nascimento, Erotildes (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2011)
    A avaliação é um dos elementos que integram o processo educacional e tem como função principal contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo apresenta as diversas faces do processo avaliativo da aprendizagem ...
  • Barros de Sousa, Diana (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente estudo tem como objetivo a reflexão sobre a brincadeira e o jogo no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A brincadeira estar presente em todas as culturas, a criança cria e recria a sua ...
  • Silva Andrade, Fernanda (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente trabalho tem como meta principal evidenciar o papel do brincar na aprendizagem infantil, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico relevante no desenvolvimento cognitivo da criança, como facilitador na ...
  • Lima de Araújo, Márcia Cristina (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2009)
    século XXI se destacou com muitas mudanças no âmbito educacional. A grande facilidade de acesso de educadores e da sociedade em geral às idéias e teorias desenvolvidas por vários pesquisadores e escritores no campo da ...
  • Santos Lima, Maria Elizangela (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que interfere na decodificação das palavras que são relacionadas às áreas da leitura e escrita. A dislexia é persistente, portanto é um dos distúrbios de maior incidência em sala ...
  • Vieira Lima, Ruth (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2009)
    Este trabalho apresenta as etapas desenvolvidas durante o processo de pesquisa cientifica, aplicada nas instituições públicas de ensino fundamental menor, da cidade de Luis Correia - P1. Inclui um estudo teórico a respeito ...
  • Garcêz da Silva, Ezaquiel (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O estudo da pesquisa, a seguir teve como temática o processo de formação dos pedagogos das Instituições Superiores de Parnaíba, visto aos olhos dos alunos egressos de cada uma delas. Mostrando do ponto de vista dos alunos, ...
  • Pereira, José Valdo (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Este trabalho se propõe investigar a importância do desenvolvimento de grupos culturais na escola pública de Parnaíba, problematizando as atividades das mesmas e o significado desta atuação, com o objetivo de avaliar a ...
  • Carvalho Veras, Carolina (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    "O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede pública estadual da cidade de Parnaíba-PI, onde se observou como está sendo desenvolvida a prática da leitura nestes estabelecimentos de ...
  • Sousa Gonçalves, Elisa Valdira (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    O presente trabalho mostra um breve estudo a respeito da aprendizagem da linguagem escrita e alguns problemas atribuídos a ela, limitando-se aos professores das séries iniciais, 1° e 2° ano, de uma escola municipal de ...
  • Costa Araújo, Lucélia (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2011)
    O presente estudo trata das potencialidades do diário da prática docente para o desenvolvimento profissional de seus autores, os professores. Partimos do objetivo principal de investigar como a escrita do diário sobre a ...
  • Chaves, Francisca; Cruz, Fátima Maria; Araújo Diniz, Vera Lúcia (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2011)
    A noção de letramento é relativamente recente no cenário educacional brasileiro, por isso, diante desta problemática procurou-se pesquisar o tema A Dificuldade de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para ...
  • Costa Santos, Clemilza; Oliveira Veras, Maria Ivanice; Souza, Maria da Graça (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2011)
    O presente trabalho tem como objetivo conhecer as causas que levam os jovens a consumirem drogas na Escola X de Parnaíba-PI e, mais especificamente identificar os tipos de drogas mais utilizadas,das pelos jovens, descrever ...
  • Carvalho de Araújo, Francélio (Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba, 2010)
    Uma das formas de se entender a atuação dos professores em sua prática pedagógica está em evidenciar as concepções sobre meio ambiente, educação ambiental e problemas ambientais. Pois, é uma das possibilidades de apreender ...

Search DSpace


Browse

My Account