Resumo:
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que interfere na decodificação das palavras que são relacionadas às áreas da leitura e escrita. A dislexia é persistente, portanto é um dos distúrbios de maior incidência em sala de aula. Diante deste dilema e dos supostos desafios de alguns educadores que desconhecem a necessidade de buscarem novos conhecimentos a respeito do assunto em foco, este trabalho percebeu a necessidade de tratar da discussão sobre como lidar com as dificuldades apresentadas por alunos disléxicos ou com possíveis sintomas de dislexia no meio educacional. Combase no que foi exposto acima, propôs então, realizar uma análise da compreensão dos educadores sobre dislexia, na rede municipal de ensino de F ao 5° ano, na cidade de Parnaíba-PI; abrindo assim uma discussão reflexiva sobre a importância de conhecer os fundamentos teóricos sobre a dislexia e como os educadores percebem esse distúrbio em seu cotidiano. O trabalho pretende desse modo, contribuir para a propagação de informações coerentes a respeito da dislexia, relacionando a pesquisa bibliográfica à de campo, e proporcionando assim, um novo viés: a discussão sobre o distúrbio que tanto afeta a vida e a educação das pessoas.