Resumo:
século XXI se destacou com muitas mudanças no âmbito educacional. A grande facilidade de acesso de educadores e da sociedade em geral às idéias e teorias desenvolvidas por vários pesquisadores e escritores no campo da educação tem contribuído muito para o desenvolvimento da qualidade da educação no Brasil. Mas, ao mesmo tempo em que a escola desenvolve-se, ela, juntamente com a família, parece perder o poder e o espaço que outrora tiveram na formação do indivíduo, pois mesmo conscientes das responsabilidades sobre estes, não são capazes de assumir seu verdadeiro papel. Portanto esse trabalho buscou identificar as causas mais comuns da indisciplina em jovens do ensino médio do 1° ao 30ano no Colégio estadual Chagas Rodrigues no turno da tarde da cidade de Parnaíba, como também abordar sobre a relação da escola, família e aluno que podem vir a desencadear a falta de disciplina escolar. Para a aquisição de tais dados foram utilizadas informações, resultantes da aplicação de questionários voltados a alunos considerados indisciplinados por seus professores e colegas de sala. Os resultados mostram que nessa fase escolar os professores encontram-se de mãos atadas para tomar as decisões mais apropriads q, assim como os jovens passam a tomar suas próprias decisões, e a família se exime de qualquer responsabilidade. Essa falta de conexão compromete a qualidade do processo educativo do colégio pesquisado.