Resumo:
A avaliação é um dos elementos que integram o processo educacional e tem como função principal contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo apresenta as diversas faces do processo avaliativo da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando os professores a refletir sobre a melhor forma de avalia-los, porque a avaliação precisa ser considerada em todas as etapas do preparo e desenvolvimento do trabalho pedagógico. Essa convicção tem fundamentos na concepção de que são os procedimentos de avaliação que vão oferecer ao aluno, e ao professor, informações sobre o desenvolvimento de todo o processo de ensino-aprendizagem, visando os objetivos selecionados. As informações devem ajudar o professor, fornecendo elementos para reflexão sobre sua prática, para aperfeiçoamento de seu desempenho e, consequentemente, beneficiar os alunos.',Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar qual o método de avaliação utilizado pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Parnaíba-PI. Destacamos como base teórica desta pesquisa Luckesi (2000), Hoffniann (2008), Freire (2008), dentre outros estudiosos da temática. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo sido utilizado um questionário voltado aos professores para a coleta de dados, logo após foi feita uma análise, sendo apresentados os resultados alcançados e conclusões nas quais são explanados os argumentos, as alternativas e as perspectivas, como também é sugerida a continuidade do estudo por todos que são comprometidos com a educação e formação cidadã, por se tratar de um tema de grande relevância.