Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os motivos que dificultam o processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais do ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se as práticas destes processos vem acontecendo e como se processam em sala de aula. A mesma foi realizada impulsionada pelo interesse em descobrir se ocorre e como ocorre o processo de alfabetização e letramento, bem como conhecer os norteadores dessa prática. Para fundamentação e suporte teórico da pesquisa foram utilizadas as contribuições de Simoneti, Carvalho, Fernandes, Teberõsky, Ferreiro, Vygostky, Soares e outros. Portanto a pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, pois teve o fundamento investigar uma prática e coletar informações sobre o processo de alfabetização e letramento em sala de aula. Dessa forma para obtenção de dados foi utilizada a observação não-participativa e aplicação de questionários com perguntas abertas, as quais proporcionaram uma maior reflexão quanto a compreensão das colaboradoras sobre o processo de alfabetização e letramento. . Diante dos dados coletados confirmaram-se todas as hipóteses levantadas na pesquisa