dc.contributor.advisor |
Gomes Souza, Lucrecia |
|
dc.contributor.author |
Pereira dos Santos, Maria antônia |
|
dc.contributor.author |
Diniz de Souza, Célia Regina |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T04:27:49Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T04:27:49Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/295 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os motivos que dificultam o processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais do ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se as práticas destes processos vem acontecendo e como se processam em sala de aula. A mesma foi realizada impulsionada pelo interesse em descobrir se ocorre e como ocorre o processo de alfabetização e letramento, bem como conhecer os norteadores dessa prática. Para fundamentação e suporte teórico da pesquisa foram utilizadas as contribuições de Simoneti, Carvalho, Fernandes, Teberõsky, Ferreiro, Vygostky, Soares e outros. Portanto a pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, pois teve o fundamento investigar uma prática e coletar informações sobre o processo de alfabetização e letramento em sala de aula. Dessa forma para obtenção de dados foi utilizada a observação não-participativa e aplicação de questionários com perguntas abertas, as quais proporcionaram uma maior reflexão quanto a compreensão das colaboradoras sobre o processo de alfabetização e letramento. . Diante dos dados coletados confirmaram-se todas as hipóteses levantadas na pesquisa |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SANTOS, Maria Antônia Pereira dos; SOUZA, Célia Regina diniz de. Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Professor Mediador |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |