Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gomes Souza, Lucrecia
dc.contributor.author Pereira dos Santos, Maria antônia
dc.contributor.author Diniz de Souza, Célia Regina
dc.date.accessioned 2022-11-21T04:27:49Z
dc.date.available 2022-11-21T04:27:49Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/295
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os motivos que dificultam o processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais do ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se as práticas destes processos vem acontecendo e como se processam em sala de aula. A mesma foi realizada impulsionada pelo interesse em descobrir se ocorre e como ocorre o processo de alfabetização e letramento, bem como conhecer os norteadores dessa prática. Para fundamentação e suporte teórico da pesquisa foram utilizadas as contribuições de Simoneti, Carvalho, Fernandes, Teberõsky, Ferreiro, Vygostky, Soares e outros. Portanto a pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, pois teve o fundamento investigar uma prática e coletar informações sobre o processo de alfabetização e letramento em sala de aula. Dessa forma para obtenção de dados foi utilizada a observação não-participativa e aplicação de questionários com perguntas abertas, as quais proporcionaram uma maior reflexão quanto a compreensão das colaboradoras sobre o processo de alfabetização e letramento. . Diante dos dados coletados confirmaram-se todas as hipóteses levantadas na pesquisa pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SANTOS, Maria Antônia Pereira dos; SOUZA, Célia Regina diniz de. Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Práticas sociais pt_BR
dc.subject Professor Mediador pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta