Resumo:
A psicomotricidade na educação infantil é uma proposta preventiva e educativa, onde muitas dificuldades podem ser evitadas e que os professores devem começar a inserir atividades psicomotoras na sala de aula para que haja um bom desenvolvimento intelectual da criança. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, pois foram feitas leituras em obras que tratam desta temática, além de pesquisas via internet, artigos, teses e no qual o expoente principal desta abordagem é Jean Le Boulch, no qual o estudo se embasa na educação psicomotora no início da vida escolar e na tomada de consciência que a criança deve ter do seu próprio corpo. Este estudo também apresenta uma abordagem da psicomotricidade histórico-social na visão de Vygotsky, e finaliza mostrando a psicomotricidade como preventiva e educativa. A psicomotricidade tem sido estudada por vários autores e é um campo de pesquisa muito amplo, que necessita de um olhar especial para se compreender como a educação deve acontecer, pois todo o estudo de psicomotricidade deve levar em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento cognitivo da mesma. A pesquisa busca mostrar como a psicomotricidade condiciona todas as aprendizagens pré-escolares e escolares. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar a psicomotricidade como elemento fundamental e parte integrante para o desenvolvimento da criança, além de fazer algumas relações entre a psicomotricidade e dificuldades de aprendizagem. Em face ao exposto, esse trabalho demonstra para os educadores a importância da psicomotricidade e que a falta desta pode acarretar dificuldades no desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando, ainda, o processo de aprendizagem.