dc.contributor.advisor |
Thomaz Bastos, Lígia Maria |
|
dc.contributor.author |
Oliveira Campos, Jaqueline |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T04:19:48Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T04:19:48Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/293 |
|
dc.description.abstract |
A psicomotricidade na educação infantil é uma proposta preventiva e educativa, onde muitas dificuldades podem ser evitadas e que os professores devem começar a inserir atividades psicomotoras na sala de aula para que haja um bom desenvolvimento intelectual da criança. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, pois foram feitas leituras em obras que tratam desta temática, além de pesquisas via internet, artigos, teses e no qual o expoente principal desta abordagem é Jean Le Boulch, no qual o estudo se embasa na educação psicomotora no início da vida escolar e na tomada de consciência que a criança deve ter do seu próprio corpo. Este estudo também apresenta uma abordagem da psicomotricidade histórico-social na visão de Vygotsky, e finaliza mostrando a psicomotricidade como preventiva e educativa. A psicomotricidade tem sido estudada por vários autores e é um campo de pesquisa muito amplo, que necessita de um olhar especial para se compreender como a educação deve acontecer, pois todo o estudo de psicomotricidade deve levar em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento cognitivo da mesma. A pesquisa busca mostrar como a psicomotricidade condiciona todas as aprendizagens pré-escolares e escolares. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar a psicomotricidade como elemento fundamental e parte integrante para o desenvolvimento da criança, além de fazer algumas relações entre a psicomotricidade e dificuldades de aprendizagem. Em face ao exposto, esse trabalho demonstra para os educadores a importância da psicomotricidade e que a falta desta pode acarretar dificuldades no desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando, ainda, o processo de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
CAMPOS, Jaqueline Oliveira. A psicomotricidade na educação infantil: uma proposta de atuação preventiva e educativa. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação preventiva |
pt_BR |
dc.title |
A psicomotricidade na educação infantil: uma proposta de atuação preventiva e educativa |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |