Resumo:
"O presente trabalho monográfico, resultante de pesquisa para conclusão de Curso de
Licenciatura Plena da Faculdade Piauiense tem como objetivo geral investigar os fatores que
motivam os alunos da Faculdade Piauiense a escolherem o Curso de Pedagogia.
Especificamente, buscamos conhecer os motivos que levaram os alunos a cursar a graduação
de Pedagogia, bem como traçar o perfil dos alunos que cursam Pedagogia na Fap e também
analisar as expectativas sobre as motivações que levaram os alunos a escolher este curso.
Nessa investigação, utilizamos a modalidade de pesquisa de campo com abordagem
qualitativa, da qual participaram três acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia, da Faculdade Piauiense do bloco II. Na coleta de dados, aplicamos o questionário
semi-aberto e entrevista aberta, semi-estruturada. A coleta foi realizada na própria instituição,
devido à preferência dos sujeitos da pesquisa. Buscamos, ainda, abordar conceitos de
motivações em diferentes visões, baseando-nos em alguns estudiosos do assunto como:
Bergamini (1997), Bzuneck (2001), Guimarães (2001), dentre outros. Porém, não nos
limitamos apenas as motivações, procuramos discutir também sobre o Curso de Pedagogia.
Para análise dos dados produzidos, estabelecemos três categorias: os motivos para a escolha
do Curso de Pedagogia; as expectativas para ingresso no curso; e, por fim, a importância do
Curso de Pedagogia, o que proporcionou a possibilidade de conhecer o pensamento dos
estudantes dessa área. Compreendemos com esta pesquisa, as atitudes e decisões dos alunos
para escolha do Curso de Pedagogia da Fap. Em que os alunos tiveram motivações diferentes,
ou seja, interna e externa, mas ao mesmo tempo todos se basearam em objetivos semelhantes,
de buscar atender a sua necessidade no momento, prevalecendo em suas respostas motivações
externas."