Os alunos de pedagogia da FAP: motivações para a escolha da profissão

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Veras dos Santos, Safira Maria
dc.contributor.author Monteiro Souza, Roselinne
dc.date.accessioned 2022-11-21T03:33:28Z
dc.date.available 2022-11-21T03:33:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/285
dc.description.abstract "O presente trabalho monográfico, resultante de pesquisa para conclusão de Curso de Licenciatura Plena da Faculdade Piauiense tem como objetivo geral investigar os fatores que motivam os alunos da Faculdade Piauiense a escolherem o Curso de Pedagogia. Especificamente, buscamos conhecer os motivos que levaram os alunos a cursar a graduação de Pedagogia, bem como traçar o perfil dos alunos que cursam Pedagogia na Fap e também analisar as expectativas sobre as motivações que levaram os alunos a escolher este curso. Nessa investigação, utilizamos a modalidade de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, da qual participaram três acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Faculdade Piauiense do bloco II. Na coleta de dados, aplicamos o questionário semi-aberto e entrevista aberta, semi-estruturada. A coleta foi realizada na própria instituição, devido à preferência dos sujeitos da pesquisa. Buscamos, ainda, abordar conceitos de motivações em diferentes visões, baseando-nos em alguns estudiosos do assunto como: Bergamini (1997), Bzuneck (2001), Guimarães (2001), dentre outros. Porém, não nos limitamos apenas as motivações, procuramos discutir também sobre o Curso de Pedagogia. Para análise dos dados produzidos, estabelecemos três categorias: os motivos para a escolha do Curso de Pedagogia; as expectativas para ingresso no curso; e, por fim, a importância do Curso de Pedagogia, o que proporcionou a possibilidade de conhecer o pensamento dos estudantes dessa área. Compreendemos com esta pesquisa, as atitudes e decisões dos alunos para escolha do Curso de Pedagogia da Fap. Em que os alunos tiveram motivações diferentes, ou seja, interna e externa, mas ao mesmo tempo todos se basearam em objetivos semelhantes, de buscar atender a sua necessidade no momento, prevalecendo em suas respostas motivações externas." pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SOUZA, Roselinne Monteiro. Os alunos de pedagogia da FAP: motivações para a escolha da profissão. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Motivação dos alunos pt_BR
dc.subject Curso de pedagogia pt_BR
dc.subject FAP pt_BR
dc.subject Escolha profissional pt_BR
dc.subject Perfil Profissional pt_BR
dc.title Os alunos de pedagogia da FAP: motivações para a escolha da profissão pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta