Abstract:
A avaliação da aprendizagem escolar é concebida a partir de várias concepções, esta pode ser desenvolvida a fim de analisar o crescimento gradual do aluno dentro da educação escolar, diagnosticar alguma dificuldade ou refletir sobre a prática pedagógica e avaliativa do professor. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida teve principal objetivo investigar como vem acontecendo o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do 50ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Parnaíba, no intuito de observar o desenvolvimento do processo ensino-, aprendizagem destes educandos e buscar compreender como ocorre o processo avaliativo e seus modelos de avaliação, bem como reconhecer que esta é uma ação que deve estar presente dentro da prática docente, fundamentando-a como uma ação primordial dentro do desenvolvimento gradual do educando. Assim, a pesquisa teve como principais referencias os autores Sant'anna (1995), Hoffmann (2003 e 2005), Morefto (2004), Luckesi (2006), Haydt (2007), Vasconcellos (2008), dentre outros. A partir dos resultados obtidos pela pesquisa, observamos que as professoras investigadas mostraram-se preocupadas em desenvolver o processo de avaliação da aprendizagem do aluno e reconheceram o papel fundamental que esta exerce dentro da relação ensino-aprendizagem.