dc.contributor.advisor |
Araujo Albuquerque, Maria Ozita |
|
dc.contributor.author |
Santos Silva, Maciel |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T03:06:17Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T03:06:17Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/278 |
|
dc.description.abstract |
A avaliação da aprendizagem escolar é concebida a partir de várias concepções, esta pode ser desenvolvida a fim de analisar o crescimento gradual do aluno dentro da educação escolar, diagnosticar alguma dificuldade ou refletir sobre a prática pedagógica e avaliativa do professor. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida teve principal objetivo investigar como vem acontecendo o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do 50ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Parnaíba, no intuito de observar o desenvolvimento do processo ensino-, aprendizagem destes educandos e buscar compreender como ocorre o processo avaliativo e seus modelos de avaliação, bem como reconhecer que esta é uma ação que deve estar presente dentro da prática docente, fundamentando-a como uma ação primordial dentro do desenvolvimento gradual do educando. Assim, a pesquisa teve como principais referencias os autores Sant'anna (1995), Hoffmann (2003 e 2005), Morefto (2004), Luckesi (2006), Haydt (2007), Vasconcellos (2008), dentre outros. A partir dos resultados obtidos pela pesquisa, observamos que as professoras investigadas mostraram-se preocupadas em desenvolver o processo de avaliação da aprendizagem do aluno e reconheceram o papel fundamental que esta exerce dentro da relação ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SILVA, Maciel dos Santos. Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. |
pt_BR |
dc.subject |
Verificação de aprendizagem - Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Educando |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |