| dc.contributor.advisor | Araujo Albuquerque, Maria Ozita | |
| dc.contributor.author | Santos Silva, Maciel | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-21T03:06:17Z | |
| dc.date.available | 2022-11-21T03:06:17Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/278 | |
| dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem escolar é concebida a partir de várias concepções, esta pode ser desenvolvida a fim de analisar o crescimento gradual do aluno dentro da educação escolar, diagnosticar alguma dificuldade ou refletir sobre a prática pedagógica e avaliativa do professor. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida teve principal objetivo investigar como vem acontecendo o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do 50ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Parnaíba, no intuito de observar o desenvolvimento do processo ensino-, aprendizagem destes educandos e buscar compreender como ocorre o processo avaliativo e seus modelos de avaliação, bem como reconhecer que esta é uma ação que deve estar presente dentro da prática docente, fundamentando-a como uma ação primordial dentro do desenvolvimento gradual do educando. Assim, a pesquisa teve como principais referencias os autores Sant'anna (1995), Hoffmann (2003 e 2005), Morefto (2004), Luckesi (2006), Haydt (2007), Vasconcellos (2008), dentre outros. A partir dos resultados obtidos pela pesquisa, observamos que as professoras investigadas mostraram-se preocupadas em desenvolver o processo de avaliação da aprendizagem do aluno e reconheceram o papel fundamental que esta exerce dentro da relação ensino-aprendizagem. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | SILVA, Maciel dos Santos. Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. | pt_BR |
| dc.subject | Verificação de aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
| dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Processo de avaliação | pt_BR |
| dc.subject | Educando | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |