dc.contributor.advisor |
Pereira Teles, Fabrícia |
|
dc.contributor.author |
Santos Beviláqua, Françoaze |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T02:38:18Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T02:38:18Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/270 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho monográfico é resultado de pesquisa realizada em Escola Municipal da Cidade de Parnaiba, no qual minha inquietação estava voltada para refletir sobre a prática do Ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a presente pesquisa de caráter qualitativo foram utilizados questionários abertos aplicados aos professores com o objetivo de analisar a prática de ensino dos docentes em sala de aula, assim como uso de materiais didáticos para o desenvolvimento da disciplina. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Nadai (1986), Bittencourt (1993), Fonseca (1995), Adub (1997), Schimidt e Caineili (2004), entre outros. Nessa investigação, podemos destacar que grande parte das professoras pesquisadas trabalha a disciplina de História por meio de metodologias tradicionais que dificulta a concretização dos objetivos propostos para a construção do conhecimento histórico e do processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, podemos observar que o presente estudo deve servir de orientação e reflexão sobre a prática pedagógica da disciplina, ao mesmo tempo em que deve ser continuado com o intuito de tomar eficiente a prática dos professores que trabalham com a disciplina de História em Parnaíba. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
BEVILÁQUA, Françoaze dos Santos. A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Saber Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |