A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira Teles, Fabrícia
dc.contributor.author Santos Beviláqua, Françoaze
dc.date.accessioned 2022-11-21T02:38:18Z
dc.date.available 2022-11-21T02:38:18Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/270
dc.description.abstract Este trabalho monográfico é resultado de pesquisa realizada em Escola Municipal da Cidade de Parnaiba, no qual minha inquietação estava voltada para refletir sobre a prática do Ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a presente pesquisa de caráter qualitativo foram utilizados questionários abertos aplicados aos professores com o objetivo de analisar a prática de ensino dos docentes em sala de aula, assim como uso de materiais didáticos para o desenvolvimento da disciplina. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Nadai (1986), Bittencourt (1993), Fonseca (1995), Adub (1997), Schimidt e Caineili (2004), entre outros. Nessa investigação, podemos destacar que grande parte das professoras pesquisadas trabalha a disciplina de História por meio de metodologias tradicionais que dificulta a concretização dos objetivos propostos para a construção do conhecimento histórico e do processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, podemos observar que o presente estudo deve servir de orientação e reflexão sobre a prática pedagógica da disciplina, ao mesmo tempo em que deve ser continuado com o intuito de tomar eficiente a prática dos professores que trabalham com a disciplina de História em Parnaíba. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon BEVILÁQUA, Françoaze dos Santos. A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Saber Docente pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A prática do ensino de história: discutindo as especificidades e complexidade do ensino pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account