Abstract:
"Este trabalho de pesquisa realizado com as profêssoras de duas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano da cidâde de Parnaíba, teve como foco a prática pedagógica do professor à respeito da postura autoritária e dialógica. A pesquisa foi baseada em alguns referenciais teóricos como: Chizzotti(2003), Fazenda(2001), Freire(1996), Libâneo(1994), Menegoila(1989), Santanna(2002), Tiba(2006), dentre outros; onde foi possível fundamentá-lo melhor. A opção por uma pesquisa de caráter qualitativo implica 1 numa compreensão e integração da pesquisa com os instrumentos envolvidos, onde através das observações e utilização dos questionários aplicados construiu benefícios para uma visão sobre as relações de diálogo e autoridade em sala de aula. A pesquisa está estruturada em três capítulos, no primeiro capitulo são apresentados os aspectos teóricos e metodológicos com seus enfoques, como: colaboradores da pesquisa, contexto empírico, instrumentos, observação, questionários e categorias de análise; no segundo capítulo tratamos da prática pedagógica: relação professor e aluno, fundamentada no contexto de como ocorre à prática entre as relações de autoridade e as consequências com o aluno; focalizando o diálogo para
um bom relacionamento e auxílio na aprendizagem. Já o último capítulo é baseado na análise
e compreensão, de acordo com aplicação dos questionários realizados com as professoras
observadas, enfatizando os aspectos que cada uma teve com relação a autoridade, bem como,
o posicionamento e opinião das mesmas sobre como relacionar autoridade e diálogo em sala
de aula. Nesse capítulo, constatamos o posicionamento das professoras sobre as questões de
autoridade e diálogo."