A prática pedagógica do professor e sua relação autoritária x dialógica na sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pereira Teles, Fabrícia
dc.contributor.author Sousa da Silva, Edimar José
dc.date.accessioned 2022-11-21T01:22:23Z
dc.date.available 2022-11-21T01:22:23Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/262
dc.description.abstract "Este trabalho de pesquisa realizado com as profêssoras de duas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano da cidâde de Parnaíba, teve como foco a prática pedagógica do professor à respeito da postura autoritária e dialógica. A pesquisa foi baseada em alguns referenciais teóricos como: Chizzotti(2003), Fazenda(2001), Freire(1996), Libâneo(1994), Menegoila(1989), Santanna(2002), Tiba(2006), dentre outros; onde foi possível fundamentá-lo melhor. A opção por uma pesquisa de caráter qualitativo implica 1 numa compreensão e integração da pesquisa com os instrumentos envolvidos, onde através das observações e utilização dos questionários aplicados construiu benefícios para uma visão sobre as relações de diálogo e autoridade em sala de aula. A pesquisa está estruturada em três capítulos, no primeiro capitulo são apresentados os aspectos teóricos e metodológicos com seus enfoques, como: colaboradores da pesquisa, contexto empírico, instrumentos, observação, questionários e categorias de análise; no segundo capítulo tratamos da prática pedagógica: relação professor e aluno, fundamentada no contexto de como ocorre à prática entre as relações de autoridade e as consequências com o aluno; focalizando o diálogo para um bom relacionamento e auxílio na aprendizagem. Já o último capítulo é baseado na análise e compreensão, de acordo com aplicação dos questionários realizados com as professoras observadas, enfatizando os aspectos que cada uma teve com relação a autoridade, bem como, o posicionamento e opinião das mesmas sobre como relacionar autoridade e diálogo em sala de aula. Nesse capítulo, constatamos o posicionamento das professoras sobre as questões de autoridade e diálogo." pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SILVA, Edimar José Sousa da. A prática pedagógica do professor e sua relação autoritária x dialógica na sala de aula. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Autoridade pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Diálogo - Regras pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A prática pedagógica do professor e sua relação autoritária x dialógica na sala de aula pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta