Abstract:
"O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede pública
estadual da cidade de Parnaíba-PI, onde se observou como está sendo desenvolvida a prática
da leitura nestes estabelecimentos de ensino. Desta forma, procura investigar a prática das
docentes envolvidas, e principalmente, se a metodologia das mesmas favorece a formação de
alunos leitores. Neste sentido, opta pela pesquisa qualitativp, baseada na interpretação das
informações obtidas através da análise das observações e dos questionários aplicados às
professoras. Para isso, fundamenta sua argumentação no pensamento de alguns teóricos,
como, Aguiar (1993), Bamberger (2008), Demo (2006), Marfins (2005), Zilberman (1993),
dentre outros. Deste modo, procura abordar a importância do hábito da leitura no processo
educativo, destacando algumas reflexões relevantes em tomo desta prática, como o valor
fundamental da prática do educador para o desenvolvimento do aluno, e consequentemente, o
papel que o docente desempenha quanto ao incentivo da leitura. Nesse sentido, é preciso
considerar que a leitura exerce um importante papel na vida social dos indivíduos, pois os
tomam capazes de ampliar seus conhecimentos, estendendo sua visão a respeito dos direitos e
deveres enquanto cidadãos. "