Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na escola Pensadores da Educação, na cidade de Parnaiba. Seu objetivo geral foi investigar como vem sendo desenvolvida a leitura nos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. A partir desse objetivo, visou-se ainda identificar as práticas que possibilitam o desenvolvimento da leitura, verificando se a prática das professoras pesquisadas favorece para esse desenvolvimento. A leitura toma os humanos diferentes e, pensando na qualidade com que ela é desenvolvida, é que se optou de fazer uma pesquisa qualitativa em que os dados recolhidos são interpretados mediante a análise do questionário e dft observação não-participante tendo como foco central a prática das professoras do Ensino Fundamental. Dentre os principais teóricos utilizados durante a pesquisa estão Silva (1997), Zilbeman (2003), Freire (2005), Cagliari (1997), Soàres (2006) entre outros. Nessa pesquisa, pode-se concluir que as professoras pesquisadas trabalham com a leitura diariamente mesmo sem ter uma base de fundamentação teórica sólida, ao ponto de propor atividades diferenciadas. Diante disso, percebeu-se que o presente estudo deve ser continuado com o intuito de reconhecer práticas diferenciadas, podendo ser aberto para outras instituições de Ensino Fundamental a. fim de conhecer a realidade de Parnaíba.