dc.contributor.advisor |
Viana Duarte Meio, Luciane |
|
dc.contributor.author |
Moraes Santos, Alexandra |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-29T23:58:05Z |
|
dc.date.available |
2022-10-29T23:58:05Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/255 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na escola Pensadores da Educação, na cidade de Parnaiba. Seu objetivo geral foi investigar como vem sendo desenvolvida a leitura nos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. A partir desse objetivo, visou-se ainda identificar as práticas que possibilitam o desenvolvimento da leitura, verificando se a prática das professoras pesquisadas favorece para esse desenvolvimento. A leitura toma os humanos diferentes e, pensando na qualidade com que ela é desenvolvida, é que se optou de fazer uma pesquisa qualitativa em que os dados recolhidos são interpretados mediante a análise do questionário e dft observação não-participante tendo como foco central a prática das professoras do Ensino Fundamental. Dentre os principais teóricos utilizados durante a pesquisa estão Silva (1997), Zilbeman (2003), Freire (2005), Cagliari (1997), Soàres (2006) entre outros. Nessa pesquisa, pode-se concluir que as professoras pesquisadas trabalham com a leitura diariamente mesmo sem ter uma base de fundamentação teórica sólida, ao ponto de propor atividades diferenciadas. Diante disso, percebeu-se que o presente estudo deve ser continuado com o intuito de reconhecer práticas diferenciadas, podendo ser aberto para outras instituições de Ensino Fundamental a. fim de conhecer a realidade de Parnaíba. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SANTOS, Alexandra de Moraes. A leitura nas séries iniciais do ensino médio. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Professor Mediador |
pt_BR |
dc.title |
A leitura nas séries iniciais do ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |