A leitura nas séries iniciais do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Viana Duarte Meio, Luciane
dc.contributor.author Moraes Santos, Alexandra
dc.date.accessioned 2022-10-29T23:58:05Z
dc.date.available 2022-10-29T23:58:05Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/255
dc.description.abstract Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na escola Pensadores da Educação, na cidade de Parnaiba. Seu objetivo geral foi investigar como vem sendo desenvolvida a leitura nos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. A partir desse objetivo, visou-se ainda identificar as práticas que possibilitam o desenvolvimento da leitura, verificando se a prática das professoras pesquisadas favorece para esse desenvolvimento. A leitura toma os humanos diferentes e, pensando na qualidade com que ela é desenvolvida, é que se optou de fazer uma pesquisa qualitativa em que os dados recolhidos são interpretados mediante a análise do questionário e dft observação não-participante tendo como foco central a prática das professoras do Ensino Fundamental. Dentre os principais teóricos utilizados durante a pesquisa estão Silva (1997), Zilbeman (2003), Freire (2005), Cagliari (1997), Soàres (2006) entre outros. Nessa pesquisa, pode-se concluir que as professoras pesquisadas trabalham com a leitura diariamente mesmo sem ter uma base de fundamentação teórica sólida, ao ponto de propor atividades diferenciadas. Diante disso, percebeu-se que o presente estudo deve ser continuado com o intuito de reconhecer práticas diferenciadas, podendo ser aberto para outras instituições de Ensino Fundamental a. fim de conhecer a realidade de Parnaíba. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SANTOS, Alexandra de Moraes. A leitura nas séries iniciais do ensino médio. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Leitura - Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Formação de Leitores pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Professor Mediador pt_BR
dc.title A leitura nas séries iniciais do ensino médio pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta