Abstract:
"Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre o ensino-aprendizagem da Língua
Inglesa nas séries iniciais e a importância do lúdico neste processo. O foco central é
acentuar os vários aspectos da ludicidade como fonte impulsionadora do processo
de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Neste sentido, busca-se
estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo
como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. Serão destacados
com mais ênfase neste trabalho Vygotsky e Piaget que valorizam o lúdico como
ferramenta pedagógica que exerce uma função fundamental no que diz respeito ao
desenvolvimento da criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação e interação com
o meio, como também da apropriação do significado. Além disso, trata-se do
processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, enfocando a motivação,
as estratégias de ensino e a competência comunicativa. Finalmente, o presente
trabalho contém algumas sugestões práticas sobre a aprendizagem da Língua
Inglesa com o intuito de tornar mais eficaz o trabalho do professor nas séries inicias
do Ensino Fundamental."