Resumo:
Este trabalho trata sobre a relação do Ensino de História com o Ensino de Jovens e Adultos. Sobre o desenvolvimento dessa modalidade de Ensino no Brasil, a partir da década de 1940 e início da década de 1950. A partir daí foram desenvolvidos diversas campanhas e movimentos no sentido a leva uma massa de pessoas não alfabetizadas à escola e com isso diminuir os índices de analfabetismo no Brasil. Constatou-se, a partir da pesquisas voltadas para esse estudo que 'a iniciativa de voltar a educação para esse público veio da necessidade de capacitação de mão-de-obra qualificada para o emergente mercado de trabalho voltado para a industrialização. Tais movimentos e campanhas tiveram caráter provisório, posto que, nenhum deles preocupou-se em dar continuidade a escolarização desse público, visto que, a grande parte dessas campanhas e movimentos estdva estreitamente associado a educação profissionalizante. A partir do momento, portanto, que se incluía esse educando no mercado de trabalho a continuidade de escolarização relegava-se ao segundo plano. Paralelamente, a Educação no Piauí, precisamente na cidade de Parnaíba, não deixou de acompanhar às mudanças existentes no cenário nacional com relação à Educação. Várias foram as conquistas educacionais da cidade, incentivada por um grupo de intelectuais atuantes na época. Embora a Educação de Jovens e Adultos seja relativamente recente nesta cidade, faz necessário um estudo que registre os primeiros impactos dessa a partir das observações feitas nas aulas de história.
Descrição:
Este trabalho acadêmico possui livre acesso, porém para sua utilização, menção e/ou citação, em qualquer circunstância, utilize a referência bibliográfica completa.