dc.contributor.advisor |
Tourinho, Mary Angélica Costa |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Francilane Lima de |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-20T17:32:57Z |
|
dc.date.available |
2022-01-20T17:32:57Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/68 |
|
dc.description |
Este trabalho acadêmico possui livre acesso, porém para sua utilização, menção e/ou citação, em qualquer circunstância, utilize a referência bibliográfica completa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho trata sobre a relação do Ensino de História com o Ensino de Jovens e Adultos. Sobre o desenvolvimento dessa modalidade de Ensino no Brasil, a partir da década de 1940 e início da década de 1950. A partir daí foram desenvolvidos diversas campanhas e movimentos no sentido a leva uma massa de pessoas não alfabetizadas à escola e com isso diminuir os índices de analfabetismo no Brasil. Constatou-se, a partir da pesquisas voltadas para esse estudo que 'a iniciativa de voltar a educação para esse público veio da necessidade de capacitação de mão-de-obra qualificada para o emergente mercado de trabalho voltado para a industrialização. Tais movimentos e campanhas tiveram caráter provisório, posto que, nenhum deles preocupou-se em dar continuidade a escolarização desse público, visto que, a grande parte dessas campanhas e movimentos estdva estreitamente associado a educação profissionalizante. A partir do momento, portanto, que se incluía esse educando no mercado de trabalho a continuidade de escolarização relegava-se ao segundo plano. Paralelamente, a Educação no Piauí, precisamente na cidade de Parnaíba, não deixou de acompanhar às mudanças existentes no cenário nacional com relação à Educação. Várias foram as conquistas educacionais da cidade, incentivada por um grupo de intelectuais atuantes na época. Embora a Educação de Jovens e Adultos seja relativamente recente nesta cidade, faz necessário um estudo que registre os primeiros impactos dessa a partir das observações feitas nas aulas de história. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SOUSA, Francilene Lima de. Educação de jovens e adultos: história e a experiência do ensino de História na Unidade Escolar Luiz Galhanon. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em História, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. |
pt_BR |
dc.subject |
História - Estudo e Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Luiz Galhanoni - Parnaíba |
pt_BR |
dc.subject |
Conquistas Educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de Trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos: história e a experiência do ensino de história na Unidade Escolar Luiz Galhanoni |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |