Resumo:
A presente pesquisa teve como objeto de estudo a relação professor-aluno: um estudo sobre a formação dos alunos mediada pela dimensão afetiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A relação afetiva entre professor e aluno deve ser vista como fator primordial no que se refere à educação. Neste sentido, o presente trabalho objetivou de forma geral, analisar as interações entre professor-aluno, buscando identificar os aspectos afetivos que influenciam no desenvolvimento social e cognitivo do discente. E de forma específica, analisar a prática desenvolvida pelo professor diante da existência da relação afetiva com seus alunos, refletir sobre o valor das trocas afetivas numa tentativa de se alcançar as metas educacionais, analisar o espaço escolar e observar se este influencia no processo de formação, ensino e aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo e a pesquisa de campo do tipo exploratória tiveram como sujeitos de pesquisa, professores do 2° ao 5° ano e alunos do 3° ao 5° ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal
de ensino. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados questionário e
observação nas quais buscou descrever e observar o dia-a-dia escolar de professores e alunos, utilizando-se ainda de fontes bibliográficas. Verificou-se que a relação afetiva entre professores e alunos deve estar sempre presente no cotidiano escolar, pois, a afetividade é um dos meios que o professor pode empregar em sua prática pedagógica, a fim de formar pessoas que possam viver dignamente na sociedade. E para fundamentar a pesquisa foram citados os teóricos que basearam essa pesquisa como Almeida (1999), Dantas (1992), Galvão (1995), Rego (1995) e Wallon (2010), dentre outros. Eles foram a base de todas as afirmações destacadas nesta investigação. Os resultados evidenciaram o quanto a dimensão afetiva, quando o professor a utiliza em sua prática pedagógica, contribui para o desenvolvimento social e cognitivo do educando.