PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DO ALUNO: um estudo sobre a prática do professor mediada pela dimensão afetiva

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dc.contributor.advisor Souza, Roberto Fernandes de
dc.contributor.author Nunes, Fernanda Araújo
dc.date.accessioned 2024-04-26T05:03:35Z
dc.date.available 2024-04-26T05:03:35Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/559
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objeto de estudo a relação professor-aluno: um estudo sobre a formação dos alunos mediada pela dimensão afetiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A relação afetiva entre professor e aluno deve ser vista como fator primordial no que se refere à educação. Neste sentido, o presente trabalho objetivou de forma geral, analisar as interações entre professor-aluno, buscando identificar os aspectos afetivos que influenciam no desenvolvimento social e cognitivo do discente. E de forma específica, analisar a prática desenvolvida pelo professor diante da existência da relação afetiva com seus alunos, refletir sobre o valor das trocas afetivas numa tentativa de se alcançar as metas educacionais, analisar o espaço escolar e observar se este influencia no processo de formação, ensino e aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo e a pesquisa de campo do tipo exploratória tiveram como sujeitos de pesquisa, professores do 2° ao 5° ano e alunos do 3° ao 5° ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados questionário e observação nas quais buscou descrever e observar o dia-a-dia escolar de professores e alunos, utilizando-se ainda de fontes bibliográficas. Verificou-se que a relação afetiva entre professores e alunos deve estar sempre presente no cotidiano escolar, pois, a afetividade é um dos meios que o professor pode empregar em sua prática pedagógica, a fim de formar pessoas que possam viver dignamente na sociedade. E para fundamentar a pesquisa foram citados os teóricos que basearam essa pesquisa como Almeida (1999), Dantas (1992), Galvão (1995), Rego (1995) e Wallon (2010), dentre outros. Eles foram a base de todas as afirmações destacadas nesta investigação. Os resultados evidenciaram o quanto a dimensão afetiva, quando o professor a utiliza em sua prática pedagógica, contribui para o desenvolvimento social e cognitivo do educando. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon NUNES Fernanda Araújo .PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DO ALUNO: um estudo sobre a prática do professor mediada pela dimensão afetiva . Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011. pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Ensino- Aprendizagem. pt_BR
dc.title PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DO ALUNO: um estudo sobre a prática do professor mediada pela dimensão afetiva pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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