Abstract:
O presente trabalho faz uma discussão acerca dos instrumentos avaliativos da
aprendizagem numa perpetivaonstwtiista, de maneira que possa contribuir para a
formação do educando. Assim ela tem como objetivo, identificar que concepção os
docentes possuem sobre a avaliação, analisar a importância que existe na avaliação para a formação do aluno, verificar quais decisões são tomadas após o processo avaliativo em sala de aula. A metodologia foi realizada com a aplicação de questionário aberto à observação em sala de aula. Para fundamentar esta pesquisa contamos com a leitura dos diversos teóricos dentre eles: Cipriano Luckesi, Vasco Moretto, Regina Haydt, Jussara Hoffmann entre outros. No trabalho foram citados posicionamentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Portanto, por meio desta pesquisa ficou-se evidente que a avaliação é confundida como uma mera aplicação de notas, no entanto sabe-se que ela vai muito além, porque a avaliação é um processo contínuo que auxilia no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Dando oportunidades para que possa existir uma educação de qualidade que realmente possibilite a aprendizagem significativa de todos.