Abstract:
Em perspectiva de ensino a afetividade representa no plano educacional um fato indispensável para uma relação prazerosa e satisfatória entre educador e educando. Ressalvando que uma boa relação entre professor e aluno contribui e apresenta-se como facilitadora na absorção do conhecimento. Neste trabalho monográfico foi evidenciado a importância da afetividade e a contribuição da mesma na relação professor-aluno, visando um ensino-aprendizagem de qualidade no ambiente escolar. A afetividade dinamiza o espaço escolar uma vez que diversos pesquisadores como: Cury (2008); Almeida (2003); Cunha (2010); Chalita (2004); Shcettini Filho (2010). Afirmam que muitos dos fatores que impossibilitam uma aprendizagem significativa podem ser sanados através do afeto. Portanto, na convicção do grande valor da afetividade para o processo de aprendizagem, confirma-se que as relações afetivas envolvendo professor e aluno estão ligadas ao desenvolvimento integral, intelectual e emocional do aluno. A sala de aula precisa ser um espaço de formação de humanização onde o fator afetivo, possa estar interligado a todas as atividades desenvolvidas em sala de aula.