Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo investigar a formação continuada do professor como uma proposta de mudança no ensino, tendo como objetivos específicos: identificar a importância da formação continuada do docente no atual contexto da educação; analisar os fatores que contribuem na formação continuada dos educadores; refletir sobre as práticas utilizadas em sala de aula e metodologias de ensino e suas consequências para o desenvolvimento do discente. A pesquisa foi desenvolvida com educadores que atuam nas séries iniciais de 1° ao 50 ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Parnaíba-PI. O tipo de pesquisa realizada neste trabalho foi a de campo, com abordagem de cunho qualitativo e quantitativo com aplicação de questionários com nove docentes da escola campo de pesquisa. O capítulo 1 nos traz a abordagem metodológica. O capítulo II trata sobre o contexto histórico da formação dos professores na educação brasileira, também aborda a formação continuada dos docentes no processo de ensino aprendizagem dos educandos e a qualidade do ensino no atual contexto da educação. O capítulo III apresenta a análise e interpretação dos dados coletados durante a pesquisa. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos como suporte teórico os autores Trujillo (1974), Lakatos (2006), Moacyr (1939), Valdemarin (1998), Tanuri (2000), Freitas (1992), dentre outros.