Abstract:
A pesquisa apresenta uma análise sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental, com o objetivo de conhecer e investigar as dificuldades desta temática e consequentemente apontar possíveis soluções para tais dificuldades. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com perguntas abertas para os professores e um com perguntas fechadas para os alunos da escola. E teve como embasamento teórico os seguintes autores: Sercundes, Ezequiel Theodoro Silva, Paulo Freire, Isabel Solé, Magda Soares, entre outros. As reflexões dos mesmos sobre o objeto de estudo desta pesquisa, nos proporcionou uma melhor compreensão no que diz respeito a importância da leitura e escrita para os alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental; bem como o papel da escola para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, sendo que é no ambiente escolar onde as dificuldades quanto a aquisição da leitura e escrita serão enfrentadas pelos discentes, o que por sua vez garantirá maiores chances de serem sanadas, quando tais dificuldades são brevemente descobertas e posteriormente bem trabalhadas pelos docentes através de seus métodos e pratica de ensino, e através da escola quando a mesma cria ambientes alfabetizadores, para que com a visualização e familiarização da linguagem escrita desenvolva na criança uma habilidade autônoma, portanto com este estudo podemos ampliar nossos conhecimentos sobre as dificuldades encontradas na aquisição da leitura e escrita, e sobre a importância do seu processo de aprendizagem.