| dc.contributor.advisor | Souza., Roberto Fernandes de | |
| dc.contributor.author | Firmino, Edilson de Sousa | |
| dc.date.accessioned | 2023-10-16T21:36:10Z | |
| dc.date.available | 2023-10-16T21:36:10Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/345 | |
| dc.description.abstract | A pesquisa apresenta uma análise sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental, com o objetivo de conhecer e investigar as dificuldades desta temática e consequentemente apontar possíveis soluções para tais dificuldades. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com perguntas abertas para os professores e um com perguntas fechadas para os alunos da escola. E teve como embasamento teórico os seguintes autores: Sercundes, Ezequiel Theodoro Silva, Paulo Freire, Isabel Solé, Magda Soares, entre outros. As reflexões dos mesmos sobre o objeto de estudo desta pesquisa, nos proporcionou uma melhor compreensão no que diz respeito a importância da leitura e escrita para os alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental; bem como o papel da escola para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, sendo que é no ambiente escolar onde as dificuldades quanto a aquisição da leitura e escrita serão enfrentadas pelos discentes, o que por sua vez garantirá maiores chances de serem sanadas, quando tais dificuldades são brevemente descobertas e posteriormente bem trabalhadas pelos docentes através de seus métodos e pratica de ensino, e através da escola quando a mesma cria ambientes alfabetizadores, para que com a visualização e familiarização da linguagem escrita desenvolva na criança uma habilidade autônoma, portanto com este estudo podemos ampliar nossos conhecimentos sobre as dificuldades encontradas na aquisição da leitura e escrita, e sobre a importância do seu processo de aprendizagem. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | FIRMINO Edilson de Sousa .Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2013 | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.title | Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |