| dc.contributor.advisor | Gomes Souza, Lucrecia | |
| dc.contributor.author | Pereira dos Santos, Maria antônia | |
| dc.contributor.author | Diniz de Souza, Célia Regina | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-21T04:27:49Z | |
| dc.date.available | 2022-11-21T04:27:49Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/295 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os motivos que dificultam o processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais do ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se as práticas destes processos vem acontecendo e como se processam em sala de aula. A mesma foi realizada impulsionada pelo interesse em descobrir se ocorre e como ocorre o processo de alfabetização e letramento, bem como conhecer os norteadores dessa prática. Para fundamentação e suporte teórico da pesquisa foram utilizadas as contribuições de Simoneti, Carvalho, Fernandes, Teberõsky, Ferreiro, Vygostky, Soares e outros. Portanto a pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, pois teve o fundamento investigar uma prática e coletar informações sobre o processo de alfabetização e letramento em sala de aula. Dessa forma para obtenção de dados foi utilizada a observação não-participativa e aplicação de questionários com perguntas abertas, as quais proporcionaram uma maior reflexão quanto a compreensão das colaboradoras sobre o processo de alfabetização e letramento. . Diante dos dados coletados confirmaram-se todas as hipóteses levantadas na pesquisa | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | SANTOS, Maria Antônia Pereira dos; SOUZA, Célia Regina diniz de. Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
| dc.subject | Práticas sociais | pt_BR |
| dc.subject | Professor Mediador | pt_BR |
| dc.title | Alfabetização e letramento: duas práticas que se completam | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |