Abstract:
O presente estudo trata das potencialidades do diário da prática docente para o desenvolvimento profissional de seus autores, os professores. Partimos do objetivo principal de investigar como a escrita do diário sobre a prática pedagógica docente pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Parnaíba - PI. Iniciamos com uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, na qual estabelecemos contato direto com as participantes: três professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de diferentes escolas da rede pública de Parnaíba. Utilizamos o diário como instrumento para a produção dos dados, não apenas por se tratar do objeto da pesquisa, mas também por possibilitar uma aproximação maior com a realidade das professoras. A técnica adotada para complementar os dados dos diários foi a roda de conversa que permitiu o esclarecimento em relação às ideias das participantes e ao próprio processo da pesquisa, enriquecendo os resultados obtidos. Tais resultados foram analisados à luz dos teóricos e estudiosos com os quais dialogamos, entre eles: Liberali (1999), Alves (2004), Zabalza (2004), Barrios (2007), Bandeira (2008) e Cunha (2010). As análises e reflexões• permitiram o entendimento de que o diário, apesar de vir acompanhado de desafios para sua produção, trata-se de um instrumento que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional docente pautado numa prática pedagógica reflexiva e na aprendizagem coletiva.