A dificuldade de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gomes Souza, Lucrecia
dc.contributor.author Chaves, Francisca
dc.contributor.author Cruz, Fátima Maria
dc.contributor.author Araújo Diniz, Vera Lúcia
dc.date.accessioned 2022-11-21T04:16:12Z
dc.date.available 2022-11-21T04:16:12Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/292
dc.description.abstract A noção de letramento é relativamente recente no cenário educacional brasileiro, por isso, diante desta problemática procurou-se pesquisar o tema A Dificuldade de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para conhecer a realidade dos atuais professores de uma escola da rede publica municipal de ensino de Parnaíba que trabalham com as referidas séries. Destacou-se nesse estudo o pensamento de alguns teóricos sobre o assunto, tais como: FREIRE (1984), KATO (2001), KLEJMAN (1995), MATINS (1989), SOARES (2006), ZILBARMAN (2003), entre outros que discutem a temática do letramento Utilizou-se pesquisa qualitativa descritiva numa forma de melhor conhecer o trabalho dos professores sobre leitura e a escrita, para tanto, aplicou-se questionário com perguntas abertas e semi abertas usando como categorias: O conhecimento do educador para motivar e despertar o educando para o letramento; O nível de conhecimento do educador sobre o letramento; o conhecimento do mesmo da importância da sua contribuição indispensável na vida social, de forma a melhor entender e analisar o questionário aplicado. Atualmente entende-se que letrar não é meramente ensinar a decodificar letras, mas conduzir o educador a ser capaz de produzir seu próprio texto aliado ao seu conhecimento de mundo. Faz-se necessário o educador das séries iniciais repensar seu papel neste novo ciclo educacional, o de despertar no educando o gosto pela leitura, utilizando metodologias variadas evitando assim a falta de interesse dos educandos, aproveitando a curiosidade deles nesta fase inicial, que estão sempre em contado com uma variedade enorme de textos. Neste processo também é importante entender que, a escola representa fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação inicial do leitor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon CHAVES, Francisca; CRUZ, Fátima Maria; DINIZ, Vera Lúcia Araújo. A dificuldade de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Decodificação pt_BR
dc.subject Produção de Texto pt_BR
dc.subject Fomação de Leitores pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.title A dificuldade de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account