Abstract:
A noção de letramento é relativamente recente no cenário educacional brasileiro, por isso, diante desta problemática procurou-se pesquisar o tema A Dificuldade de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para conhecer a realidade dos atuais professores de uma escola da rede publica municipal de ensino de Parnaíba que trabalham com as referidas séries. Destacou-se nesse estudo o pensamento de alguns teóricos sobre o assunto, tais como: FREIRE (1984), KATO (2001), KLEJMAN (1995), MATINS (1989), SOARES (2006), ZILBARMAN (2003), entre outros que discutem a temática do letramento Utilizou-se pesquisa qualitativa descritiva numa forma de melhor conhecer o trabalho dos professores sobre leitura e a escrita, para tanto, aplicou-se questionário com perguntas abertas e semi abertas usando como categorias: O conhecimento do educador para motivar e despertar o educando para o letramento; O nível de conhecimento do educador sobre o letramento; o conhecimento do mesmo da importância da sua contribuição indispensável na vida social, de forma a melhor entender e analisar o questionário aplicado. Atualmente entende-se que letrar não é meramente ensinar a decodificar letras, mas conduzir o educador a ser capaz de produzir seu próprio texto aliado ao seu conhecimento de mundo. Faz-se necessário o educador das séries iniciais repensar seu papel neste novo ciclo educacional, o de despertar no educando o gosto pela leitura, utilizando metodologias variadas evitando assim a falta de interesse dos educandos, aproveitando a curiosidade deles nesta fase inicial, que estão sempre em contado com uma variedade enorme de textos. Neste processo também é importante entender que, a escola representa fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação inicial do leitor.