Avaliação e métodos avaliativos: elementos que integram o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Muniz Maranguape, Francisco
dc.contributor.author Silva do Nascimento, Erotildes
dc.date.accessioned 2022-11-21T04:10:56Z
dc.date.available 2022-11-21T04:10:56Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/291
dc.description.abstract A avaliação é um dos elementos que integram o processo educacional e tem como função principal contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo apresenta as diversas faces do processo avaliativo da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando os professores a refletir sobre a melhor forma de avalia-los, porque a avaliação precisa ser considerada em todas as etapas do preparo e desenvolvimento do trabalho pedagógico. Essa convicção tem fundamentos na concepção de que são os procedimentos de avaliação que vão oferecer ao aluno, e ao professor, informações sobre o desenvolvimento de todo o processo de ensino-aprendizagem, visando os objetivos selecionados. As informações devem ajudar o professor, fornecendo elementos para reflexão sobre sua prática, para aperfeiçoamento de seu desempenho e, consequentemente, beneficiar os alunos.',Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar qual o método de avaliação utilizado pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Parnaíba-PI. Destacamos como base teórica desta pesquisa Luckesi (2000), Hoffniann (2008), Freire (2008), dentre outros estudiosos da temática. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo sido utilizado um questionário voltado aos professores para a coleta de dados, logo após foi feita uma análise, sendo apresentados os resultados alcançados e conclusões nas quais são explanados os argumentos, as alternativas e as perspectivas, como também é sugerida a continuidade do estudo por todos que são comprometidos com a educação e formação cidadã, por se tratar de um tema de grande relevância. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon NASCIMENTO, Erotildes Silva do. Avaliação e métodos avaliativos: elementos que integram o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Métodos avaliativos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Práxis reflexiva pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title Avaliação e métodos avaliativos: elementos que integram o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account