Resumo:
A educação é fundamental para os seres, pois é através dela que adquirimos conhecimento e este por sua vez produz "libertação". A libertação da ignorância, de tradições supersticiosas e desnecessárias. No entanto, se não é dado o valor necessário a educação, a mesma se toma ineficaz. Os problemas culturais e sociais enfrentados pelas escolas da zona rural é a temática estudada por este trabalho, o qual foi realizado com o intuito de se mostrar que os maiores problemas das escolas rurais não são apenas os que estão relacionados ao sistema educacional, a questões financeiras e pedagógicas, mas mostrar que existem outros problemas que vão além dos já mencionados, os quais estão relacionados a questão cultural e são difíceis de serem superados pois vão ao longo do tempo tomando consistência. Devido aos trabalhos pesados, principalmente na lavoura, a falta de perspectiva, e principalmente a falta de apoio e incentivo da família. As crianças e adolescentes se sentem desmotivados para o estudo, muitos preferem ir trabalhar na lavoura a ir para a escola, alegando que ganharão mais. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo realizada em três escolas da zona rural de Parnafba, duas de educação infantil e ensino fundamental, e uma que oferta o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos —EJA. O mesmo se deu no sentido de observar de que maneira as escolas rurais são afetadas pelos problemas sociais e culturais, quais medidas estão sendo tomadas para superar esses problemas, quais as origens desses problemas e de que modo tais problemas interferem no processo de ensino e aprendizagem.