dc.contributor.advisor |
Alves dos Santos, Cleidivan |
|
dc.contributor.author |
Magalhães Sousa, Dênnia Karoline |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T04:02:23Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T04:02:23Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/289 |
|
dc.description.abstract |
A presente monografia teve como objetivo investigar se as escolas públicas de ensino regular Parnaibano estão aptas para receber um aluno com necessidades educativas especiais, enfocando principalmente a capacitaç.ão dos professores, espaço físico, processo de acesso de alunos especiais e principalmente a acessibilidade,visto que esses aspectos em um ambiente educacional inclusivista deve estar presente no convívio diário de qualquer educando para melhor desempenho cognitivo e de psicomotrocidade. Para a fundamentação teórica do assunto em pauta como estudo reflexivo utilizamos das contribuições de Sassaki (1997), Feltrin (2007), Beyer (2010) dentre outros . Desse modo embasando o conhecimento sobre a inclusão, mostrando assim que só dentro de um contexto adaptado é possível assegurar condições para que haja uma inclusão mais efetiva, portanto olhar para a educação inclusiva como um desafio trata-se primeiramente de quebrar paradigmas antes convictos, haja visto que a palavra educar é multifacetada por isso não especifica somente um tema, nela o estudo não pode ser visto por partes. A acessibilidade deve ser garantida a qualquer aluno dentro do espaço escolar principalmente para a locomoção e desenvolvimento social assim o professor passa a ser somente um mediador didático como ferramenta compensativa validando a idéia de que o aluno com necessidades educativas especiais possam então estar interagindo por si só em momentos importantes que a escola tanto prioriza. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SOUSA, Dênnia Karoline Magalhães. Educação inclusiva: a importância da escola estar preparada para receber os alunos com necessidades educacionais especiais. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas regulares |
pt_BR |
dc.subject |
Professores capacitados |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva: a importância da escola estar preparada para receber os alunos com necessidades educacionais especiais |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |