Resumo:
A presente monografia teve como objetivo investigar se as escolas públicas de ensino regular Parnaibano estão aptas para receber um aluno com necessidades educativas especiais, enfocando principalmente a capacitaç.ão dos professores, espaço físico, processo de acesso de alunos especiais e principalmente a acessibilidade,visto que esses aspectos em um ambiente educacional inclusivista deve estar presente no convívio diário de qualquer educando para melhor desempenho cognitivo e de psicomotrocidade. Para a fundamentação teórica do assunto em pauta como estudo reflexivo utilizamos das contribuições de Sassaki (1997), Feltrin (2007), Beyer (2010) dentre outros . Desse modo embasando o conhecimento sobre a inclusão, mostrando assim que só dentro de um contexto adaptado é possível assegurar condições para que haja uma inclusão mais efetiva, portanto olhar para a educação inclusiva como um desafio trata-se primeiramente de quebrar paradigmas antes convictos, haja visto que a palavra educar é multifacetada por isso não especifica somente um tema, nela o estudo não pode ser visto por partes. A acessibilidade deve ser garantida a qualquer aluno dentro do espaço escolar principalmente para a locomoção e desenvolvimento social assim o professor passa a ser somente um mediador didático como ferramenta compensativa validando a idéia de que o aluno com necessidades educativas especiais possam então estar interagindo por si só em momentos importantes que a escola tanto prioriza.