Resumo:
"O presente trabalho é resultado de um pesquisa de campo que tem como tema, o papel da
brincadeira-durante a infância. A pesquisa objetivou a investigação do tema de acordo com a
compreensão do professor. Almejando desta forma, tomar conhecimento sobre este método
lúdico é utilizado dentro e fora de sala de aula como mediador da aprendi7agem. Analisa-se
com olhar crítico o desenvolvimento das aulas, que em alguns casos demonstraram a
utili7aço de métodos tradicionais, como fruto da insegurança das professoras em desenvolver
atividades diferenciadas no contexto da aula, uma vez que estas demonstraram possuir
embasamento teórico sobre o tema. Deste modo, visando adquirir conhecimento no que se
refere a prática das professoras, foram utilizadas observações e um questionário com o
objetivo de constatar a eficácia do brincar neste processo de construção de conhecimento. O
brincar nesta pesquisa não é citado aleatoriamente, para isso utilizou-se teóricos de renome
que pudessem validar o trabalho, assim - como Rousseau, Froebel, Montessori, Piaget e
Kishimoto."