A motivação no contexto escolar: estratégia de estímulo no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Campos Costa, Solange Aparecida
dc.contributor.author Pinto Diniz, Maria da Conceição
dc.date.accessioned 2022-11-21T03:14:19Z
dc.date.available 2022-11-21T03:14:19Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/280
dc.description.abstract "O ser humano desde o nascimento é guiado por reflexos, mais tarde por objetivos, que por sua vez, são guiados pela tentativa de suprir seus desejos e necessidades. Dessa forma, a motivação é a força que guia o indivíduo a suprir seus desejos na busca da satisfação pessoal. Percebe-se que a motivação é algo fundamentq.1 para a vida do ser humano, mesmo que cada indivíduo aja de modo diferente diante de fatos e situações. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar que a motivação pode interferir tantd na aço peãógica como na aprendizagem. Portanto, os estímulos são necessários na condição de aprendi7.ageni desde que sejam produzidos de maneira a adequar-se a situações reais do cotidiano do indivíduo. Assim sendo, este trabalho visa entender, através de conceitos e teorias motivacionais, que a fimção da ação pedagógica é primordial para detectar, beni como agir na tentativa de transformar o comportamento através de situações estratégicas de ensino-aprendizagem. Como forma de obter pressupostos relevantes que de alguma forma pudessem além de colaborar, possibilitar urna reflexão sobre a prática pedagógica respaldada em situações do próprio contexto escolar, fez-se necessária a pesquisa de campo, a qual xbdividiu-se em observação e questionários, o que veio enriquecer valorosamente esta ação investigatória. " pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon DINIZ, Maria da Conceição Pinto. A motivação no contexto escolar: estratégia de esttímulo no processo de ensino-aprendizagem. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Contexto Escolar pt_BR
dc.subject Processo Pedagógico pt_BR
dc.title A motivação no contexto escolar: estratégia de estímulo no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta