Resumo:
"O ser humano desde o nascimento é guiado por reflexos, mais tarde por objetivos, que por sua vez, são guiados pela tentativa de suprir seus desejos e necessidades. Dessa forma, a motivação é a força que guia o indivíduo a suprir seus desejos na busca da satisfação pessoal. Percebe-se que a motivação é algo fundamentq.1 para a vida do ser humano, mesmo que cada indivíduo aja de modo diferente diante de fatos e situações. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar que a motivação pode interferir tantd na aço peãógica como na aprendizagem. Portanto, os estímulos são necessários na condição de aprendi7.ageni desde que sejam produzidos de maneira a adequar-se a situações reais do cotidiano do indivíduo. Assim sendo, este trabalho visa entender, através de conceitos e teorias motivacionais, que a fimção da ação pedagógica é primordial para detectar, beni como agir na tentativa de transformar o comportamento através de situações estratégicas de ensino-aprendizagem. Como forma de obter pressupostos relevantes que de alguma forma pudessem além de colaborar, possibilitar urna reflexão sobre a prática pedagógica respaldada em situações do próprio contexto escolar, fez-se necessária a pesquisa de campo, a qual xbdividiu-se em observação e questionários, o que veio enriquecer valorosamente esta ação investigatória.
"