Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Araujo Albuquerque, Maria Ozita
dc.contributor.author Santos Silva, Maciel
dc.date.accessioned 2022-11-21T03:06:17Z
dc.date.available 2022-11-21T03:06:17Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/278
dc.description.abstract A avaliação da aprendizagem escolar é concebida a partir de várias concepções, esta pode ser desenvolvida a fim de analisar o crescimento gradual do aluno dentro da educação escolar, diagnosticar alguma dificuldade ou refletir sobre a prática pedagógica e avaliativa do professor. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida teve principal objetivo investigar como vem acontecendo o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do 50ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Parnaíba, no intuito de observar o desenvolvimento do processo ensino-, aprendizagem destes educandos e buscar compreender como ocorre o processo avaliativo e seus modelos de avaliação, bem como reconhecer que esta é uma ação que deve estar presente dentro da prática docente, fundamentando-a como uma ação primordial dentro do desenvolvimento gradual do educando. Assim, a pesquisa teve como principais referencias os autores Sant'anna (1995), Hoffmann (2003 e 2005), Morefto (2004), Luckesi (2006), Haydt (2007), Vasconcellos (2008), dentre outros. A partir dos resultados obtidos pela pesquisa, observamos que as professoras investigadas mostraram-se preocupadas em desenvolver o processo de avaliação da aprendizagem do aluno e reconheceram o papel fundamental que esta exerce dentro da relação ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SILVA, Maciel dos Santos. Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Verificação de aprendizagem - Avaliação pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Processo de avaliação pt_BR
dc.subject Educando pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta