Abstract:
O objetivo geral deste trabalho é analisar as causas da indisciplina na escola São Francisco dos Capuchinhos. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, em seguida, algumas das suas causas. A indisciplina escolar é um fato que sempre esteve presente nas escolas. Hoje, entretanto, estas passam por um momento crítico, uma vez que a situação vem se agravando continuamente dentro e fora das salas de aula. Diante deste problema, opïou-se em realizar-uma pesquisa qualitativa em que os dados colhidos serão interpretados mediante a análise dos questionário. A observãção teve como foco central- a vivência da indisciplina na instituição pesquisada. Os principais teóricos utilizados no decorrer desta pesquisa são Parrat Dayan (2008), Jiba (1996), La TailIe (1996), Vasconcellos (1995, 2004), Aquino (1996) dentre outros. A partir dos dados obtidos através do embasamento teórico e pesquisa de campo, pode-se concluir que diversos fatores contribuem para o agravamento da problemática; mas os principais são sociedade, família, escola e professores, os quais acabam refletindo no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Percebeu-se que professores e alunos apontam como principal fator a família por não dar a educação necessária para seus filhos. Diante disso, pode-se perceber que o presente estudo deve ser continuado com o intuito de conhecer a realidade vivenciada por outros profissionais da educação, abrindo para outras instituições de ensino a fim de conhecer a realidade da cidade de Parnaíba.