Abstract:
O presente estudo apresenta as perspectiva de uma avaliação compromissada com o processo de ensino aprendizagem. Abordando a competência do educador na sua metodologia de ensino em saber elaborar os testes avaliativos em sala de aula, bem como apresentando as expectativas dos alunos diante de suas habilidades ao processar essas atividades. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa, foi investigar como anda sendo desenvolvido o processo avaliativo dos alimos do 5° ano do ensino fundamental nas escolas públicas de Parnaiba. Ressaltando a necessidade de se fazer uma boa articulação deste processo. Os objetivo específicos fizeram com que se conhecesse, identificasse e analisasse o desenvolvimento do processo avaliativo dentro do campo educacional para atender as necessidades tanto do corpo docente como discente. Destacamos como base teórica desta pesquisa Moretto (2003), Lukesi 2008), Hottmami ('007 e 2008) dentre outros que apresentaram as várias concepções a respeito de avaliação no desenrolar de uma ação pedagógica entre os professores na construção deste conhecimento. Tratamos de conceituar o termo avaliação, falamos da comunicação avaliativa, apresentamos o seu contexto ao sistematizar a aprendizagem dos alunos, bem como os tipos de professores avaliadores no tratamento deste processo. Assim colhemos os dados no campo educacional e analisamos através de dois instrumentos, o questionário voltado aos professores e a entrevista destinada aos alunos. Logo, apresentamos os resultados alcançados estabelecidos pelos objetivos, mostrando alternativas e perspectivas para darem continuidade a este estudo.