A prática pedagógica do professor crítico reflexivo: idealização ou uma realidade?

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pereira Teles, Fabrícia
dc.contributor.author Araújo da Costa, Graziela
dc.date.accessioned 2022-11-21T02:43:14Z
dc.date.available 2022-11-21T02:43:14Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/271
dc.description.abstract "A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar a prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se a prática crítico-reflexiva, é uma idealização ou uma realidade. A realização desta pesquisa foi impulsionada pelo interesse em compreender como ocorre a prática pedagógica destes professores, bem como conhecer os norteadores de uma prática crítico-reflexiva. Para fundamentação e suporte teórico da pesquisa, foram utilizadas as contribuições de Perrenoud (2002), Alarcão (2001; 2003), Lüdke (2001), Shõn (2000), Pimenta (2005), Contreras (2001), Vásquez (2007), dentre outros. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, uma vez que esta teve o fundamento de compreender um fenômeno e interpretar informações, que estão inseridas em um contexto, aqui, o da prática pedagógica e, portanto o da sala de aula. Dessa forma, para obtenção de dados necessários a coleta de dados, utilizou-se da observação direta para compreensão ampla do fenômeno estudado, e os questionários de perguntas abertas, as quais proporcionaram maior clareza para interpretação das informações apresentadas pelas colaboradoras. Através da análise de conteúdo realizada e da fundamentação teórica que aqui consta, percebeu-se que as professoras não apresentavam um conhecimento amplo sobre a prática pedagógica crítico-reflexiva, nem sobre a reflexão crítica um dos eixos da concepção, e que para que esta prática possa ser desenvolvida, é necessário uma ressignificação tanto do (a) professor (a), quanto do âmbito onde esta prática está sendo desenvolvida., " pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon COSTA, Graziela Araujo da. A prática pedagógica do professor crítico reflexivo: idealização ou uma realidade?. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Professores - Formação Profissional pt_BR
dc.subject Professor reflexivo pt_BR
dc.subject Rede Pública de Ensino - Parnaíba pt_BR
dc.title A prática pedagógica do professor crítico reflexivo: idealização ou uma realidade? pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta