Resumo:
"A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar a prática pedagógica dos
professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Parnaíba-PI, constatando se a prática
crítico-reflexiva, é uma idealização ou uma realidade. A realização desta pesquisa foi
impulsionada pelo interesse em compreender como ocorre a prática pedagógica destes
professores, bem como conhecer os norteadores de uma prática crítico-reflexiva. Para
fundamentação e suporte teórico da pesquisa, foram utilizadas as contribuições de Perrenoud
(2002), Alarcão (2001; 2003), Lüdke (2001), Shõn (2000), Pimenta (2005), Contreras (2001),
Vásquez (2007), dentre outros. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, uma vez que
esta teve o fundamento de compreender um fenômeno e interpretar informações, que estão
inseridas em um contexto, aqui, o da prática pedagógica e, portanto o da sala de aula. Dessa
forma, para obtenção de dados necessários a coleta de dados, utilizou-se da observação direta
para compreensão ampla do fenômeno estudado, e os questionários de perguntas abertas, as
quais proporcionaram maior clareza para interpretação das informações apresentadas pelas
colaboradoras. Através da análise de conteúdo realizada e da fundamentação teórica que aqui
consta, percebeu-se que as professoras não apresentavam um conhecimento amplo sobre a
prática pedagógica crítico-reflexiva, nem sobre a reflexão crítica um dos eixos da concepção,
e que para que esta prática possa ser desenvolvida, é necessário uma ressignificação tanto do
(a) professor (a), quanto do âmbito onde esta prática está sendo desenvolvida., "