Abstract:
Uma das formas de se entender a atuação dos professores em sua prática pedagógica está em evidenciar as concepções sobre meio ambiente, educação ambiental e problemas ambientais. Pois, é uma das possibilidades de apreender o cotidiano das pessoas. Mesmo não sendo a única, a escola é um importante espaço de informação e formação de valords da sociedade atual. E fundamental conhecer como se dá a mediação dos professores em relação à interação entre sujeito (aluno) e objeto de conhecimento (problemas ambientais e educação ambiental). Este estudo teve como base empírica a Escola Simplício Dias, Parnaíba-PI, cujo universo pesquisado foi composto por cinco professoras. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário, com perguntas abertas. Os dados obtidos revelaram que as atividades referentes a educação ambiental são fragmentadas dificultando a prática pedagógica e o desenvolvimento de princípios que desenvolvam o espírito crítico e promovam mudanças de paradigmas. Constatou-se a ausência de uma articulação interdisciplinar para compreender o ser humano em seus diferentes ambientes sociais. As poucas atividades relacionadas ao enfoque ambiental apresentam-se de forma-generalizada e o maior entrave para trabalhar essa temática é a falta de acesso às informações. Conclui-se que a escola selecionada precisa rever suas estratégicas pedagógicas e adequar-se às novas tendências educacionais, que se fazem presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, cujas propostas visam auxiliar a implantação de ações ambientais nas unidades escolares. Diante do exposto, cabe salientar que tanto as escolas como os demais segmentos sociais precisam promover parcerias para garantir uma nova ética ambiental, cujo princípio fundamental requer não apenas a informação através do conhecimento, mas acima de tudo, a formação de uma consciência de mundo e de natureza.